Harmonize sua casa e melhore sua vida.

Descomplicando o Feng Shui - 風水 ou 風水 (Pinyin: fēngshuǐ)
O feng shui é uma técnica chinesa de aproximadamente a cinco mil ano, diz-se que começou com as plantações de arroz, os chineses observaram que a mesma semente de arroz germinava melhor em certo lugar, ai começou um processo de analise e observação. Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno poderiam agir de modo benéfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tenderiam a ser prejudiciais, supostamente compreenderam a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer seus usuários, segundo esta interpretação da natureza.
Feng Shui é uma mistura de arte e ciência, grandes empresas como Mac Donald e pessoas ricas e famosas usam o feng shui, não é também supertição. Mas também não precisa fazer como o bilionário indiano Mukesh Ambani que construiu a casa mais cara do mundo e não foi morar nela por influência da milenar ciência Vastu Shastra, uma versão obscura indiana do feng shui. O feng shui indica ao contrários a cura (elementos que neutralizam energias negativas) dessas ambientes e não que esse bilionário abandone uma casa que poderia ter ajudado tantas pessoas de seu país.

O feng shui é muitas vezes chamado de “acupuntura da casa”. Assim como a técnica da medicina chinesa, que trabalha em pontos no corpo que devem ser ativados para equilibrar o organismo, no feng shui também existe um mapa energético, que dá indicações de onde e como harmonizar a casa. Este mapa é chamado de ba-guá.

Assim, o baguá é um instrumento de trabalho indispensável para a boa prática do feng shui. Esta ferramenta tem formato octagonal, ou seja, tem oito lados. Cada um desses lados, mais o espaço central, é chamado de "guá". E cada guá representa um aspecto de nossa vida.

Dessa maneira, existe o guá do trabalho, da sabedoria, da família, da riqueza, do sucesso, do amor, da criatividade, dos amigos e da saúde. A seguir, você vai conhecer algumas características de cada um desses nove guás e acompanhar dicas de como energizá-los.
Coloque o bá gua sobre o centro de um rascunho ou planta da casa.
Cada cômodo da casa deverá representar uma aspiração que está no bá gua.

 A união com a natureza atrai boa sorte e minimiza o azar. O modelo da natureza tem que ser respeitado e aplicado em sua casa.
Trabalha-se com os cinco elementos da natureza:
Madeira, Fogo, Água, Metal e Terra.
É indispensável ter objetos de madeira.
Ambiente que não bate sol acumula energias negativas.
O chão deve ser mais escuro e o teto claro, assim como é na natureza.

O Feng Shui trabalha com os nossos cinco sentidos humanos. No nosso subconsciente temos o modelo da natureza. Recebemos os sinais por todos os cinco canais consciente e aprovamos ou reprovamos através do subconsciente.
O termo Feng Shui significa “Vento e Água”. Vento (ou ar) e Água tem movimento, ação, circulação energética e tem como objetivo harmonizar a energia dos ambientes
O Vento representa uma energia que sobe, enquanto água representa uma energia que desce, ou seja, temos representado a polaridade “Yin/Yang” (positivo/negativo – dia/noite – quente/frio – homem/mulher – barulho/silêncio), ou seja, o principio que faz nossas vidas e o Universo se movimentar.


A nossa casa é muito importante na nossa vida, pois é o nosso refúgio, o local onde recarregamos as nossas energias. Porém, quando a nossa casa não está harmonizada, ela não consegue cumprir a sua missão.

O importante é a intenção,  mentalizar e acreditar que aquilo que você fez, segundo seu poder aquisitivo, é para melhorar.
Você verá que irá se SENTIR melhor.



 Guá Trabalho

Trigrama: KAN (água).
Principal característica: persistência.
Elemento regente: água.
Objetos recomendados para esse espaço: espelhos e vidros.
Cores ideais: preto e azul-marinho.
Formas a usar: onduladas.
Essência: alecrim.

Andar 3 - Quarto do casal

No desenho a cima o quarto está no setor do baguá relativo a Espiritualidade, Trabalho e Amigos.
Nessa caso precisa de cura, para isso basta ter objetos ou símbolos em números pares ou casais que passem a ideia de união, amor, amizade, carinho e sinceridade.
Pode-se também colocar no quarto, e por toda a casa, várias fotos do casal. Fotos do casamento, de uma viagem ou de uma festa. Prefira as fotos de vocês juntos em momentos especiais e felizes.

O ideal é o homem dormir no lado direito da cama. Tudo que tiver de um lado da cama deve ter do outro lado.
Não tenha objetos que tragam recordações do passado.

Segundo o desenho acima, ainda no quarto está o Guá Amigos, você pode estar se perguntando: Mas logo
na cama do casal? Não tem problema, basta usar alguns objetos simbólicos que consertarão esses "erros", como por exemplo um presente que ganhou de algum amigo.
Coloque objetos que trouxe de viagem.

No armário do lado direito da cama, segundo o desenho a cima está o Guá Espiritualidade.
Tenha o cuidado para não deixar exposto, pode-se deixar uma prateleira do armário para guardar o evangelho, livros e objetos que são usados para esse fim, fazendo assim uma espécie de altar.

Como o quarto está localizado para o lado sul é necessário suprir a energia do sol.
Para isso pode-se abusar de cristais, fontes de luz como lustres, abajur, luminária...


Esse quarto do desenho está no Guá do trabalho que pede o uso de espelhos, mas cuidado ao usá-los no quarto, pois eles não devem refletir quem está dormindo. O ideal é usar o espelho fixado internamente na porta de um guarda-roupa. 


No quarto não se deve ter plantas naturais.


Cores
Cor é energia, e a falta dela nos lembra falta de vigor e monotonia, o que pode acontecer facilmente na rotina a dois.
Em relação às cores existe uma fórmula pronta, pois cada uma tem o seu valor vibracional. É interessante usar tons claros e mesclá-los com tons mais vivos que poderão ser usados em forma de painel na cabeceira da cama (ex. vermelho, amarelo, laranja), onde ainda poderá conter um quadro com uma imagem relacionada ao amor, isso é uma forma de contribuir para as relações afetivas do casal. O teto deve ser pintado com branco neve, evite o tom em gelo.
Não utilize muito elemento terra - cores marrom
Evite deixar pessoas sentar e deitar na sua cama, procure sempre ao levantar deixar a cama arrumada.

Andar 1 - Porta de Entrada



No desenho a cima a porta de entrada fica no guá trabalho. A porta de entrada faz o intercambio entre o externo e o interno, deve-se fazer uma defesa repelindo a energias adversas.
Pode-se usar o baguá no lado externo da porta, de preferencia uma que possua espelho.
A esquerda de quem entra na casa pode-se usar plantas para defesa. A planta absorve a energia densa, descarrega em terra ou em água e devolve a energia purificada.
Ponha um sino de vento de metal atrás da porta. O sino atrai boas energias, toda vez que o sino toca ele amplia e aumenta a entrada de oportunidades de prosperar. 

Espelho:
Aconselha-se a por um espelho na entrada da casa na parede lateral, ele vai rebater as energias nocivas e ampliar as energias positivas dentro da sua casa.

Exemplo: Uma pessoa está com raiva, ao entrar em sua casa e deparar-se com a própria imagem no espelho irá "se enxergar" ou seja, refletir sobre seus sentimentos e intenções e consequentemente irá se acalmar. Nas revistas e em sites aconselham o espelho de frente a porta de entrada, porém assim se uma pessoa trazer energias boa ela pode refletir no espelho e sair pela porta, portanto no feng shui tradicional o espelho fica melhor na parede lateral.

Pode-se usar, por exemplo:

Zamioculcas 

Além de proteger simboliza riqueza e prosperidade.

Raphis

Pata de Elefante


Ficus - Defende a estrutura energética da casa


Guá família

Representa nosso passado, nossos ancestrais e também nosso presente e futuro.
Elemento: madeira.
Objetos para usar nesse espaço: peças antigas, de bambú, fotos de família, móveis de madeira, estampas multicoloridas, plantas naturais, quadros com paisagem de natureza.
Cores: verde, azul e violeta.
Formas: cilíndricas (o tronco da madeira tem a forma cilíndrica de crescimento).
Essências: ervas e florais.
Pedra: quartzo verde.
Trigrama: CHEN (trovão).
Principal característica: segurança.

Escadas

As escadas da planta a cima se localizam no Guá família é recomendado expor fotos nesse local. Melhor ainda que seja um porta-retrato digital, mas lembre-se de deixa-lo funcionando para que a anergia circule.
Fotos da família expostas é uma forma simples fortalece a Energia e União da família é colocar exposta pela casa fotos da família e familiares. Fotos do casal. Fotos da casa com os pais. Não fique só com fotos antigas. Mescle o tempo. Coloque fotos novas e antigas. Fotos que evoquem sofrimento ou tristeza devem ser evitados. O objetivo é viver o presente trazendo para ele apenas as lembranças que nos dão ânimo, força, alegria e coragem.
Fotos em momentos felizes e positivos.
Nada de pessoas de cara fechada nas fotos.

Na Grécia antiga, as pessoas desenhavam olhos para espantar o mau olhado. Diz-se no Feng Shui que os olhos dos antepassados servem como escudo contra pessoas má intencionada.
Esse é um dos motivos
Obs. Compreende-se antepassados seus pais, tios não precisa ser necessariamente pessoas mortas.
Trás segurança - por isso é muito importante que o cantinho da família esteja harmonizado no nosso lar.
Esfera multifacetada. Produz energia espiralada, circula a energia e corrige a energia Cha.

Espiritualidade e conhecimento

Trigrama: KEN (montanha).
Principal característica: sabedoria.
Elemento regente: terra.
Objetos recomendados para esse espaço: santos, anjos, guias espirituais, vasos de cerâmica.
Cores ideais: azul, violeta e amarelo.
Formas a usar: quadradas e retangulares.
Essência: mirra.
Dica especial: utilize esta área para estudos.

No modelo a cima tem que aplicar a "Cura" na escada, usando para isso objetos de madeira

Prosperidade

Trig rama: SUN (vento).
Principal característica: suavidade.
Elemento regente: madeira.
Objetos recomendados para esse espaço: peças de arte, sinos de vento, moedas chinesas, aquário, fonte.
Cores ideais: lilás e dourado.
Formas a usar: arredondadas, cilíndricas e verticais.
Essências: cítricas, como limão e laranja.
Dica especial: local de força ideal para trabalhar na concretização dos seus objetivos.


Relacionamentos e amor

Trigrama: KUN (terra).
Principal característica: feminilidade.
Elemento regente: terra.
Objetos recomendados para esse espaço: peças de cerâmica e enfeites românticos.
Cores ideais: branco, rosa e vermelho.
Formas a usar: quadradas e retangulares.
Essências: florais.
Dica especial: para ativar este setor, use objetos em pares: símbolos do sol e da lua juntos, Yin e Yang e vasos com flores plantadas na terra são muito indicados.

Flores de cor branca e rosa.
Ideal para colocar a planta "Árvore da Felicidade" macho e fêmea:

Andar 2- Cozinha



Para a planta que analisamos é interessante colocar na mesa de jantar objetos aos pares, por exemplo pode ter uma fruteira com frutas aos pares: 2 maças, 2 bananas. Ou ainda pode ser ser uma vaso com uma planta natural, com terra.
A sala de jantar possui uma função especial por ser o local onde a família se reúne para alimentar-se, ato revestido de significação sagrada para o ser humano, já que garante nossa sobrevivência.
 Alimentar-se também já foi definido como um ato social e o clima alegre e descontraído é muito importante para que os alimentos cumpram sua função da forma mais benéfica possível. O Amor se manifesta na família, ao redor de uma alegre e bem preparada refeição.
Alimentar-se na verdade é comungar com a Vida através do alimento que a natureza nos oferece.
 Salas de jantar que não são usadas representam energia estagnada, prejudicando nossa vida. Com bom senso, pelo menos nos finais de semana procure usar esse espaço.
As cadeiras devem ser seguras e em número par.
Se houver espaço, coloque na parede um espelho para refletir a mesa de jantar e dobrar a prosperidade.
De preferencia na cor vermelha, rosa e branco.

Criatividade

Trigrama: TUI (lago).
Principal característica: felicidade.
Elemento regente: metal.
Objetos recomendados para esse espaço: peças e gravuras divertidas e alegres.
Cores ideais: branco e tons pastéis.
Formas a seguir: redondas.
Essência: flor de laranjeira.
Dica especial: este guá também está relacionado às crianças, por isso, fotos de filhos e sobrinhos são boas escolhas


Andar 3 - Banheiro 

No desenho a cima o banheiro está no Guá Criatividade. Pode-se usar objetos de metal.
O banheiro é um dos ambientes mais difíceis de harmonizar, pode trazer energias negativas se não forem tomados alguns cuidados. Na imagem a cima a porta do banheiro está com a porta para o corredor, isso é um ponto positivo, diferente da maioria dos banheiros no ocidente que a porta do banheiro está ligado ao quarto do casal.
O esgoto do banheiro está ligado ao esgoto da cidade, que acumula energias ruins que podem entrar pelo esgoto, portanto o feng shui indica que fecha sempre a tampa do vaso (principalmente ao dar a descarga) e tampe o ralo e a porta do banheiro. Evite manter a porta do banheiro aberta, pois isso "rouba" energia.
Como o banheiro está no centro da planta, use-se a cor amarela, verde, terracota, areia, marrom e creme para fortalecer a casa por meio de pintura ou objetos decorativos. Evite as cores preta, azul e grafite em excesso no banheiro. Elas são ruins para a energia.
É aconselhável usar objetos e móveis de madeira.

A parte do banheiro que está no guá relacionamento,  procure harmonizá-lo, com uma bela pintura de dois amantes, ou duas velas cercada por cristais de quartzo rosa.


Sempre deve ser bem iluminado. Evite banheiro com efeito escurecido, seja pelo azulejo ou pela falta da luz natural.
O ideal é usar lâmpadas dicroicas que substituem as esferas facetadas: 
Pode-se usar objetos de cristais como saboneteira ou porta-cotonetes.
Esses elementos ampliam as energias nesse espaço.

Cores

Sais aromáticos de laranja, toalhas que enxugam em tons pasteis e branco, tapete que acaricie os pés quando se pisa descalço favorecem as boas energias para esse ambiente.Pode-se usar filtros energéticos, como placas de cobre.


Coloque muitas plantas e flores no ambiente. Elas ajudam bastante na melhora da energia. Existe algumas que se adaptam bem em banheiros, ex:

Lírio da Paz


O lírio da paz é especialmente indicado para a planta estudada, pois

Zamioculcas 




Neutralize as negatividades e transforme em um local que convide a um banho gostoso, que recarregue as energias perdidas durante o dia.

Amigos e viagem

Trigrama: CHIEN (céu).
Principal característica: flexibilidade.
Elemento regente: metal.
Objetos recomendados para esse espaço: peças de metal, lembranças de viagens e amigos.
Cores ideais: cinza, preto e branco.
Formas a usar: redondas.
Essência: lavanda.

Dica especial: ótimo local para colocar um ponto de telefone ou de Internet, criar uma sala de visitas e mesmo para decorar com anjos e querubins.


Saúde

Não há um trigrama relacionado a este setor, mas ele geralmente apresenta o símbolo do Yin e Yang. Por isso, também tem relação com o equilíbrio da vida.
Elemento regente: terra.
Cores ideais: amarelo e tons terra.
Formas a usar: horizontal, plana, quadrada e chata.
Dica especial: objetos de arte e plantas são muito indicados neste guá.


Guá Sucesso

Trigrama: LI (fogo).
Principal característica: reconhecimento.
Elemento regente: fogo.
Objetos recomendados para esse espaço: velas decorativas , pirâmides, diplomas, fotos de conquistas e premiações.
Cores ideais: vermelho e púrpura.
Formas a usar: pontiagudas e triangulares.
Essência: cravo e canela.

Andar 2 - Cozinha

Uma das áreas mais prósperas da casa é a cozinha. Nela está localizado o "cofre da casa", que é o fogão. Seu elemento fogo é associado a riqueza e abundância. E nele, preparamos os alimentos que irão nos dar sustentação e energia no dia a dia.

Dica especial: como essa área é caracterizada pelo elemento fogo, as escolhas de objetos como velas e incensos são as mais acertadas. Também são bem-vindas fotos e réplicas de animais

Na imagem o fogão está na posição correta, não é recomendado que quem cozinhe fique de costas para a porta de entrada. Nada de lixo perto do fogão, é anti-próspero.

É interessante colocar um espelho refletindo o fogão.
A cozinha para os chineses simboliza dinheiro.
Cozinha fruteira e espelho para ativar a prosperidade.
Colocar objetos de cor vermelha.
Sugestão a planta

Dicas

A posição de comando.

O dono da casa,  deve sentar de frente para as portas de entrada, deve procurar o lugar se sentar-se à mesa ou no sofá sempre de frente para a porta de entrada.

Ponto de Fogo

Todos os pontos de fogo da casa devem eventualmente ser acionado, como por exemplo existem pessoas que tem lareira e não a acendem nunca, o feng shui indica que acendam a lareira ao menos uma vez por ano. No casa da imagem que estamos analisando não tem lareira, mas esse ponto de fogo pode ser simplesmente uma vela decorativa.

Espelho


O espelho amplia e potencializa a energia da casa.
O ideal é que os espelhos não cortem nem a cabeça da menor pessoa da casa, nem a cabeça da maior pessoa. Porque exercem influencia emocional e mental, com se fosse uma grande propaganda subliminar agindo na nossa mente.

Computador

Quartzo branco dissimula a energia dos eletrônicos é ideal ser usado próximo a computadores.
Fazem com que a anergia de eletrônicos não seja radiada em contato com seu físico. As ondas electromagnéticas emitidas por esses aparelhos fazem mal à saúde.

Sol

Se a casa recebe pouco sol pode-se "curar" com o som de sinos dos ventos e com plantas.

Cores


Azul é uma cor interessante, pois é a cor da harmonia, leveza e calma. Porém não se deve ficar exposto por muito tempo nessa cor, pois pode trazer efeito de depressão.
Pode-se optar por tons de azul como por exemplo o azul turquesa.

Verde - Saúde
A pessoa pode ficar exposto ao verde por um curto período de tempo, como por exemplo quando ficar internado em um hospital.

Violeta - Espiritualidade, transmutação das emoções. Uso de violeta e lilás em excesso é depressivo.
Ideal ser usado em um painel, almofadas, detalhes...

Pode-se constatar que o feng shui completa o estudo de cromoterapia.

Limpeza Física

Não precisa falar que uma casa harmonizada é uma casa limpa e arrumada. Porém vale ressaltar que uma boa limpeza movimenta a energia.
A casa pode precisar de limpeza energética, a energia que devemos combater é os miasmas. Isso ocorre quando há uma briga no ambiente, uma palavra mal colocada, uma ofensa pode fazer com que a casa agregue miasmas em seu interior e essa casa começa a devolver essas mesma energia recebida.
Um elemento que purifica, limpa os miasmas é a lavanda ou alfazema.

Muitas vezes a pessoa ganha um presente de decoração da casa que não gosta, pra isso deve-se sempre seguir a intuição, se é um objeto que não gosta é melhor botar fora.

A praticidade e organização é essencial em uma casa, ou seja bagunçou - arruma.
Deixando uma casa pratica e funcional.
Evite ao máximo acumulo de papeis, torneiras pingando, lâmpada queimada, objeto quebrado, aparelhos elétricos estragados, canos entupidos ... Isso é o que mais desequilibra um ambiente, não há feng shui que possa curar.
Se você tiver com a casa desorganizada, isso será refletido no seu emocional. Faça de sua casa um tempo sagrado, um lugar que você goste de estar e que seus amigos vão lhe visitar.
Evite a desordem, vale lembrar da frase de Chico Xavier:
"Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja." (Chico Xavier)


PAZ E BEM.